segunda-feira, 24 de outubro de 2011

                                           Curiosidades sobre o Arco-Íris

O Arco-Íris se forma quando uma parte da luz do sol esta dentro da gota da água eu quando ela esta fora da gota?

O arco-íris se forma quando uma parte da luz do sol esta dentro da gota da chuva, pois quando a luz solar atravessa as gotas de chuva, sua luz que inicialmente era branca acaba se separando dando origem as cores do arco-íris.

Por que o Arco-Íris fica colorido?

Porque a luz branca proveniente do sol é o conjunto de todas as cores,e ao entrarem em contato com as gotas de água se separam.É quando conseguimos enxergar as cores separadamente.

O Arco-íris possui fim?Ele toca no chão?

Podemos ver o arco íris de diferentes tamanhos porque ,para estimar a sua largura, o nosso cérebro só tem como informação a dimensão do ângulo de visão que lhe corresponde, então concluímos que o arco-íris não possui fim,e  muito menos que toque no chão.Até existe quem diga que o Arco-íris possui um fim e várias fotos sobre isso,porém acreditamos que tudo não passa de uma montagem!



Por que no Arco-íris as cores são completamente ordenadas?

 Na verdade elas nem sempre são tão ordenadas pois dependem da "pureza" das cores do arco-íris,depende do tamanho das gotas de chuva; gotas grandes - diâmetro de poucos milímetros - dão origem a cores brilhantes e bem definidas; gotas pequenas - diâmetro ao redor de O,001 mm - produzem cores superpostas, perto do branco.

Por que ele acontece exatamente na forma de um arco?

O arco-íris é curvo porque cada raio de luz das sete cores sai da gota de água em sentido contrário e num raio de 42 graus em relação ao raio de luz incidente. Por isso, para observar o arco-íris ,é necessário estar entre o Sol e a Chuva; e o Sol não deve estar nem muito alto nem muito baixo, para que a luz alcance o observador no ângulo ideal de 42 graus. Portanto, o arco-íris é curvo, porque essa é a única forma de os raios de luz formarem ângulos de 42 graus, de onde quer que se olhe. É como desenhar uma semicircunferência com um compasso aberto de 42 graus: todos os pontos de arco “olharão” o centro do compasso do mesmo ângulo.

Como distinguimos o tamanho do Arco-Íris?

Podemos ver o arco-íris de diferentes tamanhos porque, para estimar a sua largura, o nosso  cérebro só tem como informação a dimensão do ângulo de visão que lhe corresponde. Se perto da imagem dele existirem objetos longes ,como montanhas, o arco-íris parecerá maior. Já se ele estiver perto de objetos menos distantes,parecerá menor.

Pode haver 2 Arco-íris ao mesmo tempo?

Claro,pois muitas vezes os raios de luz, além de refletir e refratar uma única vez - dando origem ao Arco-íris primário, reflete e refrata mais vezes, saindo das gotículas de chuva em diferentes ângulos de 50 ou 53 graus, dando origem a um segundo arco-íris, com cores mais fracas.




Lenda do Arco-Íris

Quem não conhece a lenda que diz que no final do arco-íris existe um pote de ouro?

Pois bem, em tempos distantes, quando os ciganos eram perseguidos e massacrados por povos bárbaros, viviam desesperados e sem perspectivas já que não possuíam nada a não ser violinos.Sendo que também era muito difícil para eles agredirem alguém já que idealizavam a paz.
Já cansados pela fuga com incontáveis perdas de parentes e amigos, a aflição era a única força que os impulsionava para seguir em frente, foi quando então, face a toda aquela situação e desespero, que a cigana; ao ver o arco íris, clamou com toda a força de sua alma, desejosa de salvar os poucos que restavam de seu clã e ao filho que esperava em seu ventre, preste a nascer em meio a toda aquela violência e miséria, dizendo:  Deus do arco-íris, vós que atravessais os céus ligando à terra de uma extremidade a outra, eu a cigana… Te evoco e Te imploro, nos salve e nos mostre a terra da paz.Sua alma então se aquietou, uma imensa paz a invadiu, quando inesperadamente ouviu uma voz dizendo:
-Cigana, a sina de seu povo será se espalhar pelo mundo todo, povoar as terras mais distantes, representando-me em sua beleza. O céu será seu teto, a terra seu palco e seu lar.Eu ofuscarei a visão dos seus perseguidores para seu povo partir em segurança, mas o filho que você carrega em teu ventre ficará comigo.Neste instante a cigana então segurou seu ventre com as mãos e gritou:
-Não,não me peça o meu maior tesouro,Ó Deus do Arco-Íris,eu te peço não tire a vida do meu filho!  
-Cigana, se aquiete, seu filho não perderá a vida, antes ele lhes dará a vida. Como um tesouro ele será guardado por mim. Ele fará com que minhas cores ganhem vida em suas vidas, suas mãos estarão eternamente suprindo todas as suas gerações com moedas de ouro, pois a ele será dado o pote encantado do eterno suprimento e em minhas cores que vocês passarão a usar estará o encantamento, a magia, que fará a partir de agora partirá de suas almas, pois seu filho encantado continuará para sempre as animando em suas alma e espíritos. E com o verde levarão a esperança, a fartura, com o vermelho, a vida,o entusiasmo e o vigor, com o amarelo, a realeza, a riqueza, com o azul levarão a serenidade, a intuição, com o laranja, a energia, a vitalidade, a emotividade, com o violeta levarão a transmutação, perseverança, com o rosa, o amor, a beleza, a moralidade e a música.E então, como num passe de mágica, a cigana viu seu filho flutuando e dando risinhos em direção ao arco íris, envolto por suas cores cintilantes, formando-se em sua cabecinha cachinhos de cabelos dourados, que caíram em forma de moedas de ouro. Quando tempo se passara, a cigana não sabia, havia, pois, sido tomada por uma espécie de torpor e uma calmaria imensa havia envolvido sua alma
Foi quando a cigana percebeu que estava em uma das extremidades do arco-íris e que de suas mãos saiam feixes de luz coloridos e nas mesmas cores do arco-íris, viu então seu povo ao redor do lugar em que ele se encontrava anteriormente, encantados com as incontáveis moedas de ouro que não paravam de cair sobre eles. No local em que caiam as lágrimas que derramava, formava-se um lindo jardim de flores coloridas e das mesmas cores do arco-íris.
Desde então, os ciganos se dispersaram pelo mundo na irradiação do arco-íris, levando o encanto de suas roupas coloridas, a atração pelo ouro, conhecendo em suas almas e no relato intuitivo de seus antepassados que o colorido de suas roupas na realidade é o colorido de suas vidas que eles tanto amam e que o brilho do ouro é o brilho do tesouro mais valioso que é o Dom de viver, e que ao final do arco-íris existe um pote de ouro inesgotável a supri lo.

8 comentários:

  1. Falar sobre o arco-iris sempre foi um um assunto muito debatido entre as pessoas, porque realmente surge um interesse muito grande quando se trata de saber a origem do arco-íris e todas essas funções.
    Realmente esse blog tem quase tudo que a gente precisa saber sobre o arco-íris, sua lenda, quando e como surgiu, as formas, cores, tamanhos e lugares, enfim ...
    Tirou muitas dúvidas que eu tinha e achei muito legal a postagem em forma de pergunta pois é como se nós mesmos leitores tivesse feito a pergunta porque é uma duvida de praticamente todos nós.
    Só achei um pouco cansativo de ler, porque é muito conteúdo, acho que seria importante colocar mais fotos e até vídeos porque o arco-íris é lindo e acho que todos aprovariam!

    ResponderExcluir
  2. Bem legal as curiosidades, gostamos tambem do texto ficou bem explicado.Agora uma dica, voces poderiam botar as fontes de onde tiraram os textos, ate porque em aula o professor havia falado sobre isso,sempre que pegarmos algo que não é nosso devemos botar a devida fonte,ai fica nossa dica!

    ResponderExcluir
  3. Achamos as perguntas bem interessantes e a forma como foram esclarecidas, também achamos que deveriam colocar as fontes.

    ResponderExcluir
  4. O assunto do arco-íris, é bom é um assunto que rende bem e vocês estão conseguindo esclarecer para os outros blogs pelo que nós lemos ali.

    ResponderExcluir
  5. o nosso grupo tirou todas as duvidas sobre o arco-iris,pois esta bem explicado.bom trabalho para todos.

    ResponderExcluir
  6. Perguntas rápidas, já que o post esclarece muitas coisas:

    1. O arco íris só é formado com a luz do sol? Se não, com que outro tipo de luz ele é formado?

    2. Só existe essa lenda sobre o surgimento do arco-íris? Se não, quais as outras?

    Observações e dicas: Como dois grupos falaram anteriormente, é indispensável que vocês botem o link das fontes de onde a pesquisa foi tirada, assim podemos ter uma idéia do que foi escrito realmente.
    Outra coisa, poderiam haver mais imagens no post. Elas ajudam a quebrar o gelo.

    Mesmo assim, ótima postagem, continuem respondendo nossas dúvidas assim. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Realmente foram esclarecidas todas as principais dúvidas sobre o assunto.
    Acredito que uma melhor opção seria elaborar um texto encaixando as dúvidas, pois como já foi dito, a leitura está exaustiva.
    Porém, possui bons argumentos e uma boa explicação.

    Ainda gostaríamos de saber se existe alguma outra cor, além das sete, que não possa ser vista a olho nú.

    ResponderExcluir
  8. O texto foi bem esclarecedor, no entanto esta exaustivo ler todo o texto, mas compreendemos que as vezes e necessário escrever muito para se ter uma boa explicação, tirando esse detalhe o texto esta bastante instrutivo. Parabéns pelo bom trabalho e obrigado por sua intenção.

    ResponderExcluir